APRESENTAÇÃO

Em novembro de 2025, Belém será a sede da COP-30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes). Esse evento histórico reunirá líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais (ONGs) e representantes da sociedade civil para discutir caminhos de solução da crise climática. Mais do que um palco global para reafirmar o papel do Brasil nas negociações climáticas, a COP-30 é uma oportunidade única de colocar as populações amazônicas no centro das discussões. Afinal, são essas populações as guardiãs da floresta e das águas, responsáveis por preservar os ecossistemas que sustentam toda a humanidade.

Com essa visão, a UFPA, em conjunto com outras instituições de ensino e pesquisa da região e apoio de organizações da sociedade civil, lança o movimento “Ciência e Vozes da Amazônia na COP-30”, com  o objetivo de possibilitar que os atores locais tenham uma participação ativa no processo de negociações climáticas, ampliando a visibilidade das respostas ao aquecimento global gestadas na região. Desejamos que a COP-30 seja não apenas a conferência da floresta, mas também um marco no reconhecimento, respeito e inclusão dos povos e comunidades mais vulneráveis. Assim, colaboramos para transformar a COP-30 em um marco efetivo para a luta contra as mudanças climáticas e na promoção de um futuro sustentável para a sociobiodiversidade amazônica. 

Gilmar Pereira da Silva – Reitor da UFPA

O Reitor da Universidade Federal do Pará, Gilmar Pereira da Silva, fala sobre a importância da Amazônia para o mundo e da UFPA na construção dos debates da trigésima Cúpula das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas, a COP 30, que ocorrerá em novembro de 2025 em Belém. Assista a mensagem!