Curso sobre COP30 reúne especialistas e traz reflexões essenciais sobre a Amazônia e as negociações climáticas globais

Gravações e materiais já estão disponíveis para acesso gratuito

Entre os dias 26 e 29 de maio de 2025, docentes e técnicos da Universidade Federal do Pará (UFPA) participaram do seminário “Uma Introdução à COP30 – Histórico, Processos e Perspectivas”. A iniciativa promovida pela UFPA, em parceria com a LACLIMA (Latin American Climate Lawyers Initiative for Mobilizing Action) e com apoio do Movimento Ciência e Vozes da Amazônia, teve como objetivo oferecer uma formação acessível e estratégica sobre o funcionamento das Conferências das Partes (COPs) e os marcos legais das negociações climáticas.

Realizado em formato online, o curso abordou desde os fundamentos históricos da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) até os principais desafios e expectativas para a COP30, que será sediada em Belém, em 2025. Agora, com as gravações e os materiais complementares disponíveis gratuitamente, o conteúdo se consolida como uma referência para quem deseja entender melhor a dinâmica das negociações climáticas internacionais e o papel da sociedade civil e da Amazônia nesse processo.

Na primeira aula, o advogado e geógrafo André Castro Santos, doutor em Direito Ambiental e diretor técnico da LACLIMA, apresentou o contexto jurídico internacional das mudanças climáticas. O percurso histórico passou por marcos importantes como a Conferência de Estocolmo (1972), a ECO-92, a assinatura do Protocolo de Kyoto (1997) e o Acordo de Paris (2015). A aula destacou o conceito de “convenção-quadro”, comparando-o à função de uma constituição: uma moldura inicial a partir da qual normas mais específicas vão sendo pactuadas ao longo do tempo nas COPs.

A segunda aula foi conduzida por Juliana Coelho Marcussi, advogada e gerente de Políticas Climáticas da LACLIMA, que explicou a estrutura organizacional das COPs. Ela detalhou os principais espaços de negociação, como a Zona Azul, onde ocorrem os debates formais entre países, e a Zona Verde, voltada à sociedade civil, além de abordar temas que devem ganhar destaque na COP30, como mercados de carbono e financiamento climático.

Na sequência, Maria Gabriella de Souza, advogada e analista de política climática, tratou do papel dos países, do setor privado e da sociedade civil no processo de negociação. Tocantinense e amazônida, ela destacou os impactos específicos das mudanças climáticas na região e enfatizou temas como os compromissos climáticos do Brasil (NDCs), adaptação, transição justa e segurança alimentar, com ênfase nas comunidades locais.

Encerrando a programação, Julia Stefany Lima, analista de política climática e de mercado de carbono, discutiu estratégias de mobilização e incidência política da sociedade civil. Ela apresentou ferramentas de advocacy, explicou quem pode participar das COPs e compartilhou reflexões sobre como se preparar para a conferência em Belém, com foco no engajamento local e no monitoramento das decisões internacionais.

Além de fornecer uma base sólida sobre as negociações climáticas, o curso se destacou por valorizar a perspectiva amazônica e promover o envolvimento da comunidade acadêmica nas pautas globais. “Esta é uma oportunidade de formação para quem deseja entender melhor o processo de negociações climáticas globais e fortalecer a participação da comunidade acadêmica na construção de soluções para a crise climática”, afirmou o professor Antonio Maués, membro da comissão executiva do Movimento Ciência e Vozes da Amazônia.

Para quem não pôde acompanhar ao vivo, o seminário teve todas as aulas gravadas e os slides dos professores estão disponíveis. O acesso é gratuito e o conteúdo continua relevante para quem deseja se preparar para a COP30 ou compreender o cenário internacional das políticas climáticas.

Saiba mais…

O seminário formativo “Uma Introdução à COP30 – Histórico, Processos e Perspectivas”  foi realizado em maio de 2025. Foram quatro encontros  interativos, com o objetivo de oferecer uma visão abrangente sobre os arcabouços legais das mudanças climáticas, com foco em uma introdução acessível sobre a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). 

A programação, voltada a docentes e técnicos de todos os campi da UFPA, tiveram atividades ofertadas no formato online, e integrou o calendário de atividades do movimento Ciência e Vozes da Amazônia na COP30.

Se você perdeu as aulas ou não conseguiu acesso ao curso, não se preocupe! Confira os materiais utilizados e as gravações e mantenha-se informado sobre a estrutura e funcionamento das COPs.

Material expositivo

AULA 1 – Introdução à UNFCCC – Por André Castro Santos 

AULA 2 – A Dinâmica da COP e seus Principais Temas – Por Juliana Coelho Marcussi

AULA 3 – Papel dos países, sociedade civil e setor privado nas negociações – Por Maria Gabriella Rodrigues de Souza

AULA 4 – Participação da sociedade civil e mobilização local – Por Julia Stefany da Silva Lima

Videoaulas

AULA 1 – Introdução à UNFCCC – Por André Castro Santos 

AULA 2 – A Dinâmica da COP e seus Principais Temas – Por Juliana Coelho Marcussi

AULA 3 – Papel dos países, sociedade civil e setor privado nas negociações – Por Maria Gabriella Rodrigues de Souza

AULA 4 – Participação da sociedade civil e mobilização local – Por Julia Stefany da Silva Lima

Texto: Ana Teresa Brasil – Ascom Movimento Ciência e Vozes da Amazônia

Arte: Comissão Executiva da COP 30/UFPA