Movimento “Ciência e Vozes da Amazônia na COP30” participa da I Reunião do Fórum Integrado dos Dirigentes da UFPA em Salinópolis

Evento fortaleceu o diálogo científico e social, ampliando a visibilidade das ações da comunidade rumo à COP30
Reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, em apresentação durante o evento no Campus Salinópolis

O movimento Ciência e Vozes da Amazônia na COP30 marcou presença na I Reunião do Fórum Integrado dos Dirigentes das Unidades da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizada no Campus Salinópolis, entre os dias 07 e 10 de maio. O objetivo do evento é promover uma ampla discussão de temas decisivos e busca fortalecer a integração da gestão universitária em toda a sua estrutura multicampi. A apresentação sobre o Movimento aconteceu na Casa de Cultura Fonte do Caranã, na última quinta-feira, 08 de maio, e representou uma oportunidade para fortalecer laços institucionais e divulgar as ações do movimento entre os gestores universitários.

O fórum tem se consolidado como um ambiente propositivo e consultivo, voltado à articulação de ações que contribuam para a excelência acadêmica e o alinhamento institucional das unidades. “Este é um espaço importante para ouvir as diferentes realidades da UFPA e fortalecer a coesão institucional. Realizar essa reunião em um dos nossos 11 campi localizados fora da capital simboliza nosso compromisso com a valorização de todas as unidades, em todos os territórios onde atuamos”, afirma o reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva. “Nossa expectativa é que o Fórum Integrado se torne uma instância permanente de diálogo e planejamento estratégico, ampliando o alcance das ações da UFPA e promovendo maior integração entre as unidades acadêmicas e administrativas”, enseja.

Professor Leandro Juen apresenta publicação aos participantes

O evento inclui painéis temáticos que abordam áreas consideradas fundamentais para o desenvolvimento da universidade, como ensino, pesquisa, extensão, internacionalização e gestão. De acordo com o professor Leandro Juen, que integra a comissão executiva do Movimento Ciência e Vozes da Amazônia, lançado pela UFPA, em fevereiro deste ano, “trata-se de um momento essencial para apresentação e convite à comunidade. Informações sobre as programações desenvolvidas durante o ano com apoio do Movimento, além de ferramentas estratégicas de divulgação foram apresentadas ao público presente”.

Segundo o professor, um dos produtos destacados foi o site oficial do Ciência e Vozes, no qual os gestores podem difundir seus eventos temáticos realizados nos campi da universidade com foco na COP30; e no qual também podem ter acesso ao edital da publicação científica na qual pesquisadores, cientistas e representantes de organizações e movimentos sociais da Amazônia podem submeter artigos, além de conhecer as edições já lançadas. Também foi apresentado o curso “Uma introdução à COP30: histórico, processos e perspectivas”, além de ações em andamento, como as visitas realizadas aos diversos campi da UFPA. “Com o auditório lotado, dirigentes demonstraram interesse em contribuir com as iniciativas, buscaram mais informações após a apresentação e sugeriram novas atividades em parceria com o movimento”, acrescentou ele.

Representantes da Universidade Federal do Pará durante o evento em Salinópolis

Além do reitor, a reunião conta com a presença de Maria Lucilena Gonzaga, pró-reitora de Ensino de Graduação (PROEG); do presidente do Fórum de Dirigentes do Interior, Wassim Raja El Banna; e do presidente do Fórum de Dirigentes de Belém, Marcos Monteiro Diniz. 

A participação na reunião reforça o papel do movimento Ciência e Vozes da Amazônia na COP30 como articulador de saberes e propostas para a conferência global do clima, consolidando seu espaço dentro da UFPA e fortalecendo o diálogo entre ciência, comunidades e políticas públicas.

Texto: Ana Teresa Brasil – Assessoria de Comunicação do Movimento Ciência e Vozes  da Amazônia na COP30, com informações da ASCOM/UFPA

Imagem: Alexandre de Moraes ASCOM/UFPA