UFPA lança livro sobre as contribuições da comunidade científica e tecnológica da Amazônia para a Agenda do Clima

Durante a programação da Universidade Federal do Pará (UFPA) desta sexta-feira, no estande da instituição na Zona Azul da COP 30, foi realizado o lançamento do Livro “Contribuições da Comunidade Científica e Tecnológica da Amazônia para Agenda de Ação – Foco CT&I”, com a presença de Gilmar Pereira da Silva (reitor da UFPA), Olavo Noleto (Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável – CDESS/ Presidência da República), Raimunda Monteiro (CDESS/ Presidência da República), do reitor Clay Chagas (UEPA- ABRUEM), de Ima Vieira (MPEG/FINEP – Conselho Científico da COP30), da reitora pró tempore Janae Gonçalves (UFRA), Dorival da Costa (subsecretário de Ciência e Tecnologia para a Amazônia/MCTI) e Txai Surui (liderança indígena e Conselheira CDESS).

Ao todo mais de 70 instituições de ensino e pesquisa, além da sociedade civil e populações tradicionais, participaram da obra, deixando suas contribuições que devem se somar às Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) do Brasil para a trigésima Conferências das Partes sobre Clima (COP 30), em Belém. Segundo o reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, a obra sintetiza o movimento desenvolvido ao longo do ano em preparação para a COP 30. “É muito importante ter as contribuições das instituições da Amazônia neste documento. Acredito que essas propostas reunidas constituem uma síntese para o agora e também para o futuro”, pontuou o reitor. Para ele, o grande destaque da publicação é o fato de as universidades e de outros institutos de pesquisa estarem juntos no processo de discussão sobre o enfrentamento da crise climática. 

A reitora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Tanara Lauschner, ressaltou a relevância da participação das vozes amazônicas no livro que traz as contribuições da ciência amazônica para a NDC brasileira. “As nossas universidades precisam e devem ocupar este espaço, um lugar que é nosso e sobre o qual podemos falar com propriedade”, salientou a reitora.

O evento de hoje é um marco na história da ciência produzida na região, segundo a percepção de Dorival da Costa, subsecretário de Ciência e Tecnologia para a Amazônia/MCTI. “Esse lançamento de hoje é o recado da rede de ciência e tecnologia da Amazônia para o mundo e para a COP 30”, acentua.

De acordo com a professora Raimunda Monteiro (CDESS/ Presidência da República), a obra resulta de um esforço coletivo que destaca o protagonismo das instituições de ensino e pesquisa na luta por serem ouvidas na Conferência das Partes de Belém. “O presidente da COP 30, André Corrêa do Lago, atendeu a uma solicitação formulada pelo reitor Gilmar Pereira (UFPA) e pela professora da UFAM e presidente do Museu da Amazônia, Marilene Corrêa, para que os cientistas e a sociedade civil fossem incluídos nas NDCs brasileiras. Esse pedido foi atendido e hoje concretizamos esse desejo a partir da entrega desse livro’, explicou Monteiro, reforçando que o CDESS foi o encarregado de cuidar de todo esse processo de união das propostas dos amazônidas.

“Está sendo entregue uma contribuição inestimável para as políticas públicas voltadas à ciência, tecnologia e educação. Estamos em um momento em que a Amazônia é o centro do debate climático internacional, e contribuições essa se somam a várias outras que apontam para a possibilidade de que as soluções para a crise climática partam de uma região tão importante para a manutenção do clima global”, enfatizou Ima Vieira (MPEG/FINEP – Conselho Científico da COP30).

Texto: Ana Teresa Brasil – Ciência e Vozes da Amazônia

Imagens: Rafael Miyake