O histórico das negociações climáticas, a dinâmica da maior conferência sobre clima e meio ambiente do mundo (Conferência das Partes – COP), realizada pelas Nações Unidas, e os debates em torno do papel da sociedade civil e da Amazônia nessas questões internacionais estarão em evidência durante o seminário “Uma Introdução à COP30 – Histórico, Processos e Perspectivas”, realizado entre os dia 26 e 29 de maio de 2025. A programação é uma iniciativa da LACLIMA (Latin American Climate Lawyers Initiative for Mobilizing Action) e da Universidade Federal do Pará, com apoio do Movimento Ciência e Vozes da Amazônia na COP 30.
São quatro encontros expositivos e interativos, com o objetivo de oferecer uma visão abrangente sobre os arcabouços legais das mudanças climáticas, com foco em uma introdução acessível sobre a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), Protocolo de Quioto, Acordo de Paris e a Conferência das Partes (COP). A programação é voltada a docentes e técnicos de todos os campi da UFPA, com as atividades ofertadas no formato online. O evento também se destina a explorar a relevância da Amazônia dentro dessas discussões e o papel da sociedade civil e dos diferentes atores locais no processo.
“Esta é uma oportunidade de formação para quem deseja entender melhor o processo de negociações climáticas globais e fortalecer a participação da comunidade acadêmica na construção de soluções para a crise climática”, afirma o professor Antonio Maués, membro da comissão executiva do Movimento Ciência e Vozes da Amazônia.
Acesse a programação completa do movimento Ciência e Vozes da Amazônia na COP30.
Texto: Ascom Movimento Ciência e Vozes da Amazônia
Arte: Comissão Executiva da COP 30/UFPA